Loading...

Tinto de Castelão 2016

Signature Series

Castas: Castelão


Vindima: 2016


Identidade: A Castelão (sin. Periquita) é uma casta de pouca concentração, que caiu para segundo plano nesta era dos tintos concentrados. Alentejana de raiz (de acordo com os últimos estudos), ocupa incomodamente a 3ª área de vinha da região, apesar de nos vinhos estar renegada a papéis secundários ou de figurante. Os "antigos" dizem que não era na concentração que estava a sua virtude, mas sim na longevidade, “ela precisa de tempo!”. A este “Tinto de Castelão” foi-lhe então dado tempo. Tempo de curtimenta (30 dias), tempo de barrica (12 meses), tempo de garrafa (12 meses) e... tempo para ser ele próprio: na sua cor, mais frágil, na sua elegância e na persistência dos seus taninos. O resultado? Um sorriso nostálgico de algo verdadeiramente vindo do passado.


Álcool: 14,5%


Denominação: Vinho Regional Alentejano


Viticultura: Todas as nossas uvas provêem de vinhas da máxima qualidade da região do Alentejo, a sul de Portugal. A agricultura é sustentável, a produção é controlada e a qualidade melhorada pela remoção de ramos secundários, e poda de cachos. As vinhas estão cultivadas em solos muito pobres de origem xistosa ou granítica, originando naturalmente uvas muito concentradas. O perfil aromático é ainda potenciado pelas práticas culturais como desfolha, desponta e monda de cachos verdes.


Vinificação e envelhecimento: As uvas são suavemente esmagadas e movidas por gravidade para dentro de cubas de inox cuja temperatura é regulada para a fermentação decorrer a 27ºC com duas remoagens por dia. Envelhecimentode 12 meses em barricas de carvalho francês a fermentação é espontânea.


Avaliações e prémios:

16,5/20

Paixão Pelo Vinho

2016