bottles_fitapreta_red

Castas: Aragonês (40%), Trincadeira (30%) e Alicante Bouschet (30%).

Vindima: 2014

Identidade: Exprimir o Alentejo através de um vinho. Elaborado a partir de castas tipicamente alentejanas, a intervenção enológica é praticamente nula enaltecendo os verdadeiros aromas e sabores da região.

Notas de Prova: Cor violeta concentrado. Nariz intenso a frutos pretos com notas de erva seca. Ataque cheio, encorpado, rico e guloso com notas de toffee e o final de boca a revelar taninos firmes e redondos.

Gastronomia e serviço:Servir a 16ºC com carnes vermelhas grelhadas e condimentadas.

Álcool: 14,5%Vol.

Denominação: Vinho Regional Alentejano – Reserva

Viticultura: A agricultura é sustentável, a produção é controlada e a qualidade melhorada pela remoção de ramos secundários, e poda de cachos.

Vinificação e Envelhecimento: Após a triagem e desengace as uvas são transportadas por gravidade para pequenas cubas e fermentam a 27ºC apenas com leveduras indígenas. Maceração pós-fermentativa de 15-20 dias. 50% do vinho é envelhecido em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro ano durante 9 meses.

Download

Ficha Técnica

Foto do Produto

Rótulo

 

Prémios

2010 – 90 PTS WINE ENTHUSIAST 2007 – 90 PTS WINE ENTHUSIAST

bottles_fitapreta_white

Castas: Antão Vaz (40%), Roupeiro (40%) e Arinto (20%).

Vindima: 2014

Identidade: FITAPRETA Branco é um vinho com sentido de origem. Elaborado maioritariamente a partir de castas típicas alentejanas, a intervenção enológica é praticamente nula enaltecendo os verdadeiros aromas e sabores da região.

Notas de prova: Cor amarelo limão, com aroma intenso a citrinos com notas minerais e refrescantes. Ataca com bom volume e é rico na retro. Termina com uma frescura impressionante em harmonia com boa fruta. O final é bastante persistente.

Serviço e Gastronomia: Conservar a 6-8ºC para ser servido a 10ºC. Harmoniza bem com peixes grelhados, saladas e mariscos frescos.

Álcool: 12,5%Vol.

Denominação: Vinho Regional Alentejano – Reserva

Viticultura: Os meses de maturação na região do Alentejo, sul de Portugal são quentes e secos, com noites frias. As videiras crescem em solos xistosos rochosos inférteis produzindo naturalmente baixos rendimentos de fruta concentrada. A qualidade da uva é assegurada restringindo o rendimento abaixo de 7000kg/ha, utilizando práticas cuidadosas de gestão da vinha. Na vindima as uvas são seleccionadas à mão no pico de maturação em pequenas caixas.

Vinificação: Todos os cachos são inspeccionadas numa mesa de escolha antes de serem suavemente prensados a uma temperatura baixa. Os sólidos em suspensão naturalmente se depositam no fundo da cuba de aço inoxídavel antes da fermentação a 12ºC.

Download

Ficha Técnica

Foto do Produto

Rótulo

 

Prémios

2012 – 90 PTS WINE ADVOCATE 2011 – 89 PTS WINE ADVOCATE 2010 – 90 PTS WINE ADVOCATE

 


Saiba mais sobre a vindima de 2012

Saiba mais sobre as uvas na mistura FITAPRETA Tinto