Loading...

Fitapreta Branco 2018

Terroir

Castas: As uvas são provenientes de duas vinhas: a Vinha da Nora (60%) tem 35-37 anos, em produção biológica desde 2015, as castas são Roupeiro (50%), Rabo de Ovelha (20%), Arinto (10%), Tamarez (10%) e Alicante Branco (10%); da Vinha de Vale do Cepo (40%), com 47 anos e certificada como produção integrada, as castas são Roupeiro (sin. Síria; 20% do total) Alicante Branco (sin. Boal de Alicante; 10% do total) e Tamarês (sin. Trincadeira das Pratas; 10% do total)


Vindima: 2018


Identidade: Fitapreta Branco 2018 é um vinho de origem, um esforço para ressuscitar a velha fórmula dos brancos do Alentejo, utilizando castas típicas da região. Algumas castas como Tamarês (sin. Trincadeira das Pratas) e Alicante Branco (sin. Boal de Alicante) estão reduzidas a poucos hectares. Produzido com interven- ção mínima, expressa os aromas e sabores puros do Alentejo.


Álcool: 12,5%


Denominação: Vinho Regional Alentejano


Viticultura: Todas as nossas uvas provêem de vinhas da máxima qualidade da região do Alentejo, a sul de Portugal. A agricultura é sustentável, a produção é controlada e a qualidade melhorada pela remoção de ramos secundários, e poda de cachos. As vinhas estão cultivadas em solos muito pobres de origem xistosa ou granítica, originando naturalmente uvas muito concentradas. O perfil aromático é ainda potenciado pelas práticas culturais como desfolha, desponta e monda de cachos verdes.


Vinificação e envelhecimento: As uvas são apanhadas entre as 3 e 4 horas da madrugada, prensagem do cacho inteiro com separação entre a 1ª prensagem, fermentada na vertical e a 2ª prensagem em tanques horizontais. Decantação a frio sem aditivos para assentar. Inculação com linhagens de leveduras cortadas, coletadas na natureza, como o QA23 (selecionado do norte de Portugal). Clarificação com argila bentonita. Baixa intervenção ao longo do ciclo. Sem fermentação malolática.


Avaliações e prémios:

16/20

Revista de Vinhos

2018

16,5/20

Revista Paixão pelo Vinho

2018