Loading...

Branco de Talha 2018

Signature Series

Castas: Roupeiro (70%) e Antão Vaz (30%)


Vindima: 2018


Identidade: Vinho com base na metodologia antiga da Talha, em busca de complexidade e identida- de regional (embora seja um contra-senso com a enologia actual), usando simultanea- mente as técnicas de esmagamento/prensa- gem que defendemos.


Álcool: 12,5%


Denominação: Vinho Regional Alentejano


Viticultura: Todas as nossas uvas provêem de vinhas da máxima qualidade da região do Alentejo, a sul de Portugal. A agricultura é sustentável, a produção é controlada e a qualidade melhorada pela remoção de ramos secundários, e poda de cachos. As vinhas estão cultivadas em solos muito pobres de origem xistosa ou granítica, originando naturalmente uvas muito concentradas. O perfil aromático é ainda potenciado pelas práticas culturais como desfolha, desponta e monda de cachos verdes.


Vinificação e envelhecimento: Vindima manual muito selectiva em caixas de 20kg. As caixas foram colocadas directamen- te na prensa sem esmagamento. O mosto depois de decantado foi colocado numa talha de 1000 litros com a data inscrita de 1946. A fermentação ocorreu então em talha, numa câmara de frio a 14ºC durante cerca de 28 dias. O vinho foi decantado e estabilizado com bentonite e estabilizado por frio.